Telefone: 11 2779 4058 Whatzapp: 11 981437231 email: paulo@consultoriatb.com.br Dr Paulo H. T. Biolcatti - OAB/SP 292.932

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

A USUCAPIÃO É CARA?

 

A usucapião (e não usu campeão) é um processo judicial que trará a propriedade a quem comprovar certos requisitos, dependendo de cada modalidade (pode ser ordinária, extraórdinária, urbana especial, rural especial, etc – existem mais de 36 modalidades, cada uma com requisitos próprios).

Existem duas formas de se fazer a Usucapião, que um advogado especializado em Direito imobiliário (e usucapião por consequencia) e só ele poderá fazer: A judicial ou a via extra – judicial (em tabelião), porém, em todos os casos, a usucapião é um procedimento que deve verificar o preenchimento de todos os requisitos da modalidade de usucapião pretendida. Assim como também, deve conferir se há impecilhos, tanto nas metragens do imóvel, como dos vizinhos e antigos proprietários.

 

Deve-se também realizar uma no imóvel feita por um engenheiro.

 

Isto tudo pode custar caro, mas depende da situação. Sabe como? E Se a parte que pedir a usucapião, for benecifiária da justiça gratuita? Ai sim, inumeros desses valores sairão sem custos, sendo negociado apenas os honorarios do advogado que trabalhar no caso, e este, possuí a faculdade de parcelar os valores, ou cobrar mensalidade, depende da sua forma de trabalho.

 

Logo, a usucapião exige uma disponibilidade financeira de quem tem recursos, quem não os possui, poderá ter a justiça gratuita e o valor sairá sem custos.

Assim, é possivel regularizar o imóvel, mas, pela complexidade, não são todos os profissionais que são habilitados para lidar com isto. Sugerimos procurar um advogado especializado em direito imobiliario para o assunto, pois lembre-se: “o barato pode sair caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário